domingo, 21 de agosto de 2011

Professores buscam alternativas para fazer alunos gostarem de química

Professores buscam alternativas para fazer alunos gostarem de química
Especialistas admitem que disciplina é difícil de ensinar e de aprender.
Renato Russo cantou 'eu odeio química' em música da Legião Urbana.

Português, matemática, física, biologia... entre todas disciplinas cobradas nos vestibulares nenhuma delas é tão temida e muitas vezes odiada quanto química. A ciência que trata da constituição da matéria, suas propriedades, transformações e as leis que as regem, virou até a música de sucesso "Química", de autoria de Herbert Vianna e gravada na voz de Renato Russo, da Legião Urbana. Estudar química aparece para muitos estudantes como algo abstrato e bem distante do cotidiano.

“Não saco nada de física/Literatura ou gramática/Só gosto de educação sexual/E eu odeio química, química, quimica!"
Trecho da música 'Química', de Herbert Vianna
Aplicar o que é ensinado na sala de aula é muito difícil. “Química é uma matéria que você tem muitas fórmulas, mas não consegue visualizar o conteúdo”, diz a estudante Mariana Richa. Os jovens acreditam que a prática nos laboratórios e exemplos corriqueiros facilitam a absorção do conteúdo. “A química está nos cosméticos, nos transgênicos", diz a estudante Regina Lopes. "É fundamental saber como a química é importante para a nossa vida", destaca.

Os professores reconhecem que ensinar química requer muita habilidade. “Além de química ser uma matéria difícil, os professores não têm preparo para dar uma aula divertida e interativa”, diz André Pimentel coordenador do curso de química da PUC-Rio. “É preciso utilizar novos recursos no computador, jogos interativos e novas metodologias de ensino os alunos vão conseguir ser atraídos pela disciplina. Se o professor ficar só no giz não vai conseguir atrair a atenção do estudante. Hoje, o aluno precisa que o assunto que está sendo ensinado seja transmitido numa forma diferente, com muita tecnologia.”

Segundo o decano do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, Reinaldo Calixto, “existe uma dificuldade natural de se ensinar as ciências, pois elas vão contra o nosso senso comum. Outro aspecto é cultural, segundo ele. “O Brasil não desenvolveu tecnologias próprias. Isso de certa maneira alienou as pessoas do conhecimento”.

Dificuldades
Os professores também reconhecem que precisam de recursos técnicos e muita dedicação para tornar o conteúdo mais palpável. “Eu procuro sempre pesquisar, levar novas ideias e conteúdos que tenham saído na mídia para a sala. A gente teve um acidente nuclear no Japão, depois do tsunami. Então a usina nuclear, o enriquecimento do urânio, isso tudo tem a ver com a química”, exemplifica o professor e engenheiro de produção Victor Novaes.

“A falta de professores pode afetar o desenvolvimento do país”, afirma Paulo Chagas, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Baixos salários e as oportunidades de trabalho em outras áreas como engenharia química provocam escassez de professores desta disciplina.

Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/05/professores-buscam-alternativas-para-fazer-alunos-gostarem-de-quimica.html

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